quarta-feira, 30 de abril de 2008

Faiah comemora um ano de Espaço Cultural Natbhang, com o término deste projeto e início de um novo

Mês de abril é data festiva para a Faiah, já que seu primeiro projeto o “Espaço Cultural Natbhang” completa um ano de existência. Tempo este, marcante por sua intensidade e varidade de ações e vivências decorridas, tanto ofericidas para o público quanto, e principalmente, para os membros do instituto. Que hoje encontram-se em um nível organizacional muito melhor que há um ano atrás. Quando o Pack ainda estava em Cuiabá junto à Cufa, importando know-how, e o Heitor laborando na construção e consolidação do Espaço aqui em São Paulo, junto à banda Bhanganjah. Banda que junto à grafiteiros e outros irmãos virou coletivo, que virou movimento, que virou Instituto Cultural Faiah, nome e definições que vieram durante este último ano. E em meio a todas mudanças, naturais no processo de desenvolvimento, novas mudanças se efetuaram. A banda, hoje Família Bhanganjah, desligou-se e tornou-se um novo coletivo, parceiro da Faiah. Fomentando assim, o término deste projeto conjunto (Natbhang) em pleno seu primeiro aniversário.
Mudanças continuam acontecendo através de novos agregados, novos parceiros e novas ações. Sendo assim, morre o velho e nasce o novo. Eis que surge o “Combustão Cultural”. Mas antes de falarmos nele, façamos uma retrospectiva deste ultimo ano para saudar os acontecimentos...

Em Março de 2007 enquanto o Heitor e outros irmãos arrumavam o espaço para inaugurar em Abril, a Universo Paralelo deu uma entrevista para a Cufa após sua participação no Festival Consciência HipHop.



Ainda em Maio, a participamos do Projeto Pacto Ambiental, iniciando assim a parceria com a OCA.
Em Cuiabá Pack falou sobre a Cultura Rastafari no curso de história e historiografia da África, destinado à professores da rede pública. E também participou do videoclipe "Quase Principal" da banda Claudia's Parachute. Em seguida lançamos a Logo do Espaço Cultural em Parceria com a Soton Design e criamos um vínculo com o coletico Faca através de seu projeto "Calendário Cultural Alternativo" do qual o Heitor fez oficina de Hortas Verticais e firmou parceria para o "Festival Fagulha".
Márcia Luz da OCA, começou a ministrar o Curso Despestar do Ser na Natbhang, e firmamos outra parceria com a ONG EcoSoap, fabricante de sabão biodegradável feito com óleo usado, que além de nos fornecer o produto vem buscar freqüêntemente a matéria-prima que recebemos dos moradores da mediação.
Nesse tempo o projeto 5 zonas de graffiti, hoje coletivo, chegava em sua reta final firmando a vertente da arte de rua.
Em junho lançamos nossa primeira agenda do mês, qua viria a ser posteriormente um calendário unificado dos coletivos ligados em rede. E pensando em rede fomos expandindo nossas ações até chegar em Mauá, no 13° Campeonato de street skate organizado pela atual AMASKT. Evento este, que além da tradicional intervenção de graffiti com a crew Universo Paralelo e show com a Família Bhanganjah, contou com a participação da OCA e da Banda Radiophonicos.
Tivemos uma vivência com o Biochip e na sequência lançamos o nosso 'Diário de bordo', chamado Vivênciando, na visita à feira de trocas na Morada da Floresta, no início da oficina de Agricultura Urbana em Parelheiros e no primeiro contato com o Movimento Humanista.
Já em outubro fizemos a Cerimônia de Abertura do Espaço Cultural NAT BHANG, com direito a Kiirtan (Dança Devocional), Mantras e Meditação Coletiva, com a Presença de Dada Diipa (Monge Tântrico) e apresentação do projeto "Células de Transformação" de Aline Roldan, ganhadora do Premio Mundial do Milênio na categoria: Desenvolvimento Sustentável. Fomentando assim uma continuidade de atividades, que gerou o 1º Encontro de Estudos e Vivências e o "Programa Cultural - Naturalmente Bhang", os primeiros quadros de evento do espaço.
Recebemos também a presença do rapper e produtor cultural Linha Dura, coordenador da Cufa Cuiabá, que muito tem colaborado na consolidação e expansão de nossos trabalhos. Já em novembro, com o Pack de volta à São Paulo, a Faiah esteve presente no II Forum Brasileiro "Pela Não-Violência Ativa", discutindo produção cultural como forma de espirtualidade e ação transformadora.
E no clima de festa, aproveitando o aniversário do Heitor, Márcia Luz apresentou sua proposta-modelo de aniversário sustentável.


Mal acostumou-se novamente com São Paulo, Pack voltou para Cuiabá à convite do Movimento Panamby para trabalhar no evento "24 horas de Cultura na UFMT", ficando por lá mais uma semana.
O clube de compras deu início às suas atividades em dezembro, recebendo as primeiras cestas com alimentos orgânicos, em parceria com o MICC (Movimento de Integração Campo – Cidade). Neste mês também recebemos a presença do Dada Jinananda para um estudo de prout especial, além de lançarmos na programação do espaço cultural o 'Livroamente". Pra finalizar o ano de 2007 com chave de ouro, tivemos o primeiro encontro para planejamento conjunto e o Especial de Natal.
E após a virada do ano nas montanhas, demos início a 2008 com participação no Treinamento Intensivo de PROUT e Neohumanismo. Começo de ano marcado por boas articulações em rede e ações conjuntas como o Fuzuê MOSCA, o ato em Defesa do Rio Ribeira, o 1° Sound system na pista em Mauá e o Abril pro Reggae. Dando continuidade assim, na programação Mensal do espaço (iniciada em dezembro), que a cada mês recebeu uma atualização, com novas ações e novas propostas, permanecendo ativa até o mês de março, devido a nossa necessidade de focar o novo Programa, não havendo assim programação em abril.

Essa retrospectiva marca um pouco nossa trajetória neste último ano. Damos por encerrado o projeto Natbhang, para agora dar início ao Programa Combustão Cultural aprovado pelo VAI, que inicia agora em Maio. O blog do Combustão já está no ar podendo ser acessado clicando Aqui ou na logo do programa na barra lateral. Lá você encontrará o projeto na íntegra e atualizado. Aqui deixamos apenas um prospecto da Combustão:

Combustão - ação de queimar; estado de um corpo que arde, produzindo calor e luz.

fig., Conflagração Moral → Revolução Moral → Revolução Ética Cultural

Combustão é o processo de obtenção de energia. Assim como ouvimos falar de combustão de carros; nós humanos, plantas e animais também a realizamos. E para que o processo ocorra, é necessário um combustível, o material a ser queimado, geralmente o oxigênio e uma "faísca", para iniciar a queima.

Em breve Lançamento do Programa. Aguarde!

Nenhum comentário: