quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Faiah discute produção cultural como espiritualidade no forum pela não violência


A Faiah esteve presente no II Forum Brasileiro "Pela Não-Violência Ativa" que aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro, no Tendal da Lapa e tinha como tema: aTUAação transforma!
O evento reuniu diversas organizações e pessoas de todo o Brasil que discutiram de forma segmentada alguns temas como: Meio Ambiente, Mídia Ativista, Integração Latino-Americana, Saúde e Qualidade de Vida, Espiritualidade e Ação Transformadora entre outras.



Como não poderia deixar de ser, a Faiah egajou-se na última mesa sitada, e após as discussões, interrompidas apenas para um almoço vegetariano e a apresentação de um grupo de capoeira, definimos o seguinte material conclusório:

II Forum Brasileiro
Pela não-violência ativa


Mesa: Espiritualidade e ação transformadora
Quantidade de participantes: 17
Instituições participantes: Movimento Humanista, A mensagem de Silo e o Instituto Cultural Faiah

Pontos Relevantes do Encontro: O respeito à diversidade e o aprendizado mútuo.
Conclusões e propostas: A mesa conclui que há pontos em comum entre todas as linhas espirituais, sendo eles:
· O amor;
· Não fazer ao próximo o que não gostaria que fizessem para ti;
· A busca pelo sentido da vida;
· O sentimento de ligação (união) entre os seres e o meio;
· A concordância no pensar, sentir e agir, rumo ao desenvolvimento pessoal e coletivo.
Definimos que ação transformadora, parte do íntimo, transformando à si próprio e posteriormente o meio.

Entendemos que a mudança se dá como numa plantação, é preciso semear em terreno fértil, adubar e regar até que comecem a florescer e seja possível a colheita.
Sob essa perspectiva deliberamos a seguinte estratégia de ação:
Criar âmbitos, possibilitando o entendimento e a busca espiritual. Aguçando o interesse de forma sutil, seja através da arte, de dinâmicas ou de práticas, potencializando as qualidades do indivíduo, fomentando a expressão, a auto-estima, senso-crítico e o desenvolvimento-humano. Em outras palavras, a evolução do Ser.

Para isso, criaremos uma rede de troca de experiências e ações conjuntas como o sarau (com nome a ser definido) no Pq. Caucaia, pré-agendado para maio (tempo médio até o próximo fórum) como forma de encontro entre os pólos São Paulo, Rio e Curitiba, que se dispuseram a desenvolver ações nesse período de 6 meses, sob a proposta apresentada. Aproveitando o espaço para a troca de ‘know-how’ (tecnologia/conhecimento) e a partir desse encontro, trabalharmos no sentido de expandir e ocupar mais espaços, assim como o próprio fórum.

__________________________________


Após a leitura da conclusão para todos os presentes, o grupo apresentou uma performance que simbolizava a idéia do plantio e cada semente como a contribuição individual, finalizada com a quebra do vaso.
Este foi mais um encontro, para a solidificação de um mundo novo, proporcionando o intercâmbio entre os grupos, novos contatos e planos de ação. Num clima muito humano, pacifico mas ativo.

Nenhum comentário: