terça-feira, 29 de abril de 2008

Alunos ocupam reitoria da Fundação Santo André

Na ùltima sexta-feira, 25 de abril, os alunos na fundação Santo André ocuparam, pela terceira vez este ano, a reitoria da universidade. Segue abaixo o manifesto dos estudantes ocupados, determinado em assembléia e pauta de reivindicações.

Manifesto dos Estudantes da Fundação Santo André

25 de abril de 2008

Dando continuidade ao processo iniciado em 13 de setembro de 2007, contra os aumentos das mensalidades; pela abertura dos primeiros anos dos cursos sem a exigência de número mínimo de alunos e contra a repressão aos alunos e professores. Tendo em vista a situação dos alunos e professores a situação se agravou em 2008. Ou seja: de 11 cursos da Fafil, somente 3 desses abriram primeiros anos, e autoritariamente a reitoria fechou os quartos anos diurnos de alguns cursos, impondo a transferência compulsória para o noturno, inviabilizando sua continuidade para os anos seguintes.
O autoritarismo aumentou! A Direção da Fafil foi novamente imposta sem ser eleita; a perseguição e sindicâncias políticas continuaram, e, ao invés de dialogar com os estudantes, a reitoria impediu nossa liberdade de manifestação, cercando o prédio da reitoria com grades em um espaço dentro do Campus, e derrubou a quadra, acabando com a única área de convivência dos estudantes. Tudo isso por conta do favorecimento aos comissionados, que como já é sabido, tem ligações estritas com o partido dos trabalhadores e a Prefeitura de Santo André, que se mostra conivente quanto aos esquemas financeiros dentro do CUFSA e à precarização de seus cursos.

Visto isso, exigimos:
  • Preparação de Vestibular em Junho/Julho de 2008, com controle dos estudantes e professores;
  • Redução das mensalidades;
  • Reabertura dos quartos anos do período matutino;
  • Fim da cota mínima de estudantes para abertura de salas;
  • Reabertura da Quadra;
  • Imediata formação de um grupo de trabalho e um fórum para encaminhar a federalização do CUFSA;
  • Retirada imediata das sindicâncias contra professores, funcionários e alunos, que foram abertas durante a gestão da administração de Odair Bermelho;
  • Exigência da presença do Ministério Público Federal, para se pronunciar junto aos alunos e professores;
  • Regularização dos cursos livres;
  • Por tudo isso, imediata demissão da Reitoria.
Reafirmamos a todos que esse movimento é pacífico e formado pelo conjunto dos estudantes, sem influência de diretrizes político-partidárias.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grata pela postagem.
Amor a tod@s vcs.
Nós ainda derrubamos esse cara.
rs