quarta-feira, 30 de abril de 2008

Faiah comemora um ano de Espaço Cultural Natbhang, com o término deste projeto e início de um novo

Mês de abril é data festiva para a Faiah, já que seu primeiro projeto o “Espaço Cultural Natbhang” completa um ano de existência. Tempo este, marcante por sua intensidade e varidade de ações e vivências decorridas, tanto ofericidas para o público quanto, e principalmente, para os membros do instituto. Que hoje encontram-se em um nível organizacional muito melhor que há um ano atrás. Quando o Pack ainda estava em Cuiabá junto à Cufa, importando know-how, e o Heitor laborando na construção e consolidação do Espaço aqui em São Paulo, junto à banda Bhanganjah. Banda que junto à grafiteiros e outros irmãos virou coletivo, que virou movimento, que virou Instituto Cultural Faiah, nome e definições que vieram durante este último ano. E em meio a todas mudanças, naturais no processo de desenvolvimento, novas mudanças se efetuaram. A banda, hoje Família Bhanganjah, desligou-se e tornou-se um novo coletivo, parceiro da Faiah. Fomentando assim, o término deste projeto conjunto (Natbhang) em pleno seu primeiro aniversário.
Mudanças continuam acontecendo através de novos agregados, novos parceiros e novas ações. Sendo assim, morre o velho e nasce o novo. Eis que surge o “Combustão Cultural”. Mas antes de falarmos nele, façamos uma retrospectiva deste ultimo ano para saudar os acontecimentos...

Em Março de 2007 enquanto o Heitor e outros irmãos arrumavam o espaço para inaugurar em Abril, a Universo Paralelo deu uma entrevista para a Cufa após sua participação no Festival Consciência HipHop.



Ainda em Maio, a participamos do Projeto Pacto Ambiental, iniciando assim a parceria com a OCA.
Em Cuiabá Pack falou sobre a Cultura Rastafari no curso de história e historiografia da África, destinado à professores da rede pública. E também participou do videoclipe "Quase Principal" da banda Claudia's Parachute. Em seguida lançamos a Logo do Espaço Cultural em Parceria com a Soton Design e criamos um vínculo com o coletico Faca através de seu projeto "Calendário Cultural Alternativo" do qual o Heitor fez oficina de Hortas Verticais e firmou parceria para o "Festival Fagulha".
Márcia Luz da OCA, começou a ministrar o Curso Despestar do Ser na Natbhang, e firmamos outra parceria com a ONG EcoSoap, fabricante de sabão biodegradável feito com óleo usado, que além de nos fornecer o produto vem buscar freqüêntemente a matéria-prima que recebemos dos moradores da mediação.
Nesse tempo o projeto 5 zonas de graffiti, hoje coletivo, chegava em sua reta final firmando a vertente da arte de rua.
Em junho lançamos nossa primeira agenda do mês, qua viria a ser posteriormente um calendário unificado dos coletivos ligados em rede. E pensando em rede fomos expandindo nossas ações até chegar em Mauá, no 13° Campeonato de street skate organizado pela atual AMASKT. Evento este, que além da tradicional intervenção de graffiti com a crew Universo Paralelo e show com a Família Bhanganjah, contou com a participação da OCA e da Banda Radiophonicos.
Tivemos uma vivência com o Biochip e na sequência lançamos o nosso 'Diário de bordo', chamado Vivênciando, na visita à feira de trocas na Morada da Floresta, no início da oficina de Agricultura Urbana em Parelheiros e no primeiro contato com o Movimento Humanista.
Já em outubro fizemos a Cerimônia de Abertura do Espaço Cultural NAT BHANG, com direito a Kiirtan (Dança Devocional), Mantras e Meditação Coletiva, com a Presença de Dada Diipa (Monge Tântrico) e apresentação do projeto "Células de Transformação" de Aline Roldan, ganhadora do Premio Mundial do Milênio na categoria: Desenvolvimento Sustentável. Fomentando assim uma continuidade de atividades, que gerou o 1º Encontro de Estudos e Vivências e o "Programa Cultural - Naturalmente Bhang", os primeiros quadros de evento do espaço.
Recebemos também a presença do rapper e produtor cultural Linha Dura, coordenador da Cufa Cuiabá, que muito tem colaborado na consolidação e expansão de nossos trabalhos. Já em novembro, com o Pack de volta à São Paulo, a Faiah esteve presente no II Forum Brasileiro "Pela Não-Violência Ativa", discutindo produção cultural como forma de espirtualidade e ação transformadora.
E no clima de festa, aproveitando o aniversário do Heitor, Márcia Luz apresentou sua proposta-modelo de aniversário sustentável.


Mal acostumou-se novamente com São Paulo, Pack voltou para Cuiabá à convite do Movimento Panamby para trabalhar no evento "24 horas de Cultura na UFMT", ficando por lá mais uma semana.
O clube de compras deu início às suas atividades em dezembro, recebendo as primeiras cestas com alimentos orgânicos, em parceria com o MICC (Movimento de Integração Campo – Cidade). Neste mês também recebemos a presença do Dada Jinananda para um estudo de prout especial, além de lançarmos na programação do espaço cultural o 'Livroamente". Pra finalizar o ano de 2007 com chave de ouro, tivemos o primeiro encontro para planejamento conjunto e o Especial de Natal.
E após a virada do ano nas montanhas, demos início a 2008 com participação no Treinamento Intensivo de PROUT e Neohumanismo. Começo de ano marcado por boas articulações em rede e ações conjuntas como o Fuzuê MOSCA, o ato em Defesa do Rio Ribeira, o 1° Sound system na pista em Mauá e o Abril pro Reggae. Dando continuidade assim, na programação Mensal do espaço (iniciada em dezembro), que a cada mês recebeu uma atualização, com novas ações e novas propostas, permanecendo ativa até o mês de março, devido a nossa necessidade de focar o novo Programa, não havendo assim programação em abril.

Essa retrospectiva marca um pouco nossa trajetória neste último ano. Damos por encerrado o projeto Natbhang, para agora dar início ao Programa Combustão Cultural aprovado pelo VAI, que inicia agora em Maio. O blog do Combustão já está no ar podendo ser acessado clicando Aqui ou na logo do programa na barra lateral. Lá você encontrará o projeto na íntegra e atualizado. Aqui deixamos apenas um prospecto da Combustão:

Combustão - ação de queimar; estado de um corpo que arde, produzindo calor e luz.

fig., Conflagração Moral → Revolução Moral → Revolução Ética Cultural

Combustão é o processo de obtenção de energia. Assim como ouvimos falar de combustão de carros; nós humanos, plantas e animais também a realizamos. E para que o processo ocorra, é necessário um combustível, o material a ser queimado, geralmente o oxigênio e uma "faísca", para iniciar a queima.

Em breve Lançamento do Programa. Aguarde!

terça-feira, 29 de abril de 2008

Alunos ocupam reitoria da Fundação Santo André

Na ùltima sexta-feira, 25 de abril, os alunos na fundação Santo André ocuparam, pela terceira vez este ano, a reitoria da universidade. Segue abaixo o manifesto dos estudantes ocupados, determinado em assembléia e pauta de reivindicações.

Manifesto dos Estudantes da Fundação Santo André

25 de abril de 2008

Dando continuidade ao processo iniciado em 13 de setembro de 2007, contra os aumentos das mensalidades; pela abertura dos primeiros anos dos cursos sem a exigência de número mínimo de alunos e contra a repressão aos alunos e professores. Tendo em vista a situação dos alunos e professores a situação se agravou em 2008. Ou seja: de 11 cursos da Fafil, somente 3 desses abriram primeiros anos, e autoritariamente a reitoria fechou os quartos anos diurnos de alguns cursos, impondo a transferência compulsória para o noturno, inviabilizando sua continuidade para os anos seguintes.
O autoritarismo aumentou! A Direção da Fafil foi novamente imposta sem ser eleita; a perseguição e sindicâncias políticas continuaram, e, ao invés de dialogar com os estudantes, a reitoria impediu nossa liberdade de manifestação, cercando o prédio da reitoria com grades em um espaço dentro do Campus, e derrubou a quadra, acabando com a única área de convivência dos estudantes. Tudo isso por conta do favorecimento aos comissionados, que como já é sabido, tem ligações estritas com o partido dos trabalhadores e a Prefeitura de Santo André, que se mostra conivente quanto aos esquemas financeiros dentro do CUFSA e à precarização de seus cursos.

Visto isso, exigimos:
  • Preparação de Vestibular em Junho/Julho de 2008, com controle dos estudantes e professores;
  • Redução das mensalidades;
  • Reabertura dos quartos anos do período matutino;
  • Fim da cota mínima de estudantes para abertura de salas;
  • Reabertura da Quadra;
  • Imediata formação de um grupo de trabalho e um fórum para encaminhar a federalização do CUFSA;
  • Retirada imediata das sindicâncias contra professores, funcionários e alunos, que foram abertas durante a gestão da administração de Odair Bermelho;
  • Exigência da presença do Ministério Público Federal, para se pronunciar junto aos alunos e professores;
  • Regularização dos cursos livres;
  • Por tudo isso, imediata demissão da Reitoria.
Reafirmamos a todos que esse movimento é pacífico e formado pelo conjunto dos estudantes, sem influência de diretrizes político-partidárias.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Encontro traz Cufa e Cubo para discutir trabalho em rede e moeda social

Aproveitando a vinda dos coordenadores da Cufa-Cuiabá, Linha Dura e Dj Taba, que farão um show na Virada Cultural (dom. às 10h40 no pateo do Colégio) juntamente com a banda Macaco Bong (dom. 1h30 no mesmo palco), integrantes do Espaço Cubo e da rede Fora do Eixo, a Faiah organizou um encontro para discutir trabalho em rede e moeda social aplicada na produção cultural, já que estes coletivos foram grandes influências no processo de construção do Instituto e podem colaborar muito com os outros coletivos inseridos em nossa rede (ainda sem nome) através do know-how que possuem. O encontro acontecerá no próximo domingo, dia 27/04 às 17h, na sede do Instituto cultural Faiah. Os coletivos que puderem e quiserem se apresentar, e já articular algo por favor cheguem mais cedo, estaremos no espaço à partir das 14h e com a presença de Rita da Ong Fonte e integrante do Semente Una, novos parceiros da Faiah e da rede, cobrindo o evento.

Oque: Trabalho em rede e moeda social aplicada na produção cultural (com a presença da Cufa - Cuiabá e do Espaço Cubo)
Onde: Instituto Cultural Faiah
Rua do Oratório, 3085. Mooca z/l de SP
Quando: 27 de Abril à partir das 14h
Mais informações: www.cufamt.org.br / www.cubo.blogger.com.br / Virada Cultural

sábado, 19 de abril de 2008

Novidades Faiah 2008

Em meio à tantos processos a Faiah se reconstroi diariamente, redesenhando-se a si própria assim como suas ações. Nessa Onda de Combustão Cultural atualizamos nossa apresentação, que hoje inclui novas frentes e alguns conceitos modificados. Confira a seguir, juntamente com a nova cara do blog e a logo recém criada por eve14 (do coletivo 5 zonas e membro da Faiah). Aproveite e comente, faça parte desta historia.

*em breve: Combustão Cultural!!!
_

Quem Somos (Atualizado)

O Instituto Cultural FAIAH - Fogo Azul a Imanar a Alma Humana, é um coletivo formado por indivíduos (jovens) que compartilham algo semelhante em seu pensar, seus ideais e ações cotidianas, tornando-se assim um projeto de vida, que trás intrínseco à sua identidade Universalista o respeito e fomento à Diversidade Cultural.

A FAIAH age hoje como um pólo de produção cultural e um centro de construção do conhecimento. Laborando sob o conceito de Cadeia Produtiva (formação, produção, circulação e consumo) desenvolvemos nossas ações, ligadas em rede com entidades parceiras, rumo à democratização e inovação da Cultura no sentido antropológico (a educação, o lazer, a arte, o labor, o sistema sócio-econômico, a visão de mundo, enfim, tudo aquilo que o homem produz ou que faça parte da condição humana e nele está envolvido), fomentando assim, o auto-desenvolvimento humano de forma integral (corpo, mente e espírito) e o protagonismo de nossa própria história, assim como o trabalho cooperativo-solidário e a moeda social.

Focamos nossas ações nas diversas faixas etárias, com enfase à juventude e indiferentes a condições secundárias, como o nível intelectual ou social. E pensando na expansão do movimento organizado, na multiplicação e formação de novos agentes, criamos frentes de labor, para cada segmento, com práticas direcionadas à auto-gestão, sendo elas:

• Natural.Mente - Envolve práticas de vida mais saudável e a conscientização do homem como parte do todo. Desenvolve ações com Yoga, Ayurveda, alimentação sustentável, reciclagem, Permacultura e Prout;
• Cooperada.Mente - Frente cooperativa de produtos e serviços, como artesanatos, artigos e móveis em bambu, confecção e manutenção de Dreadlocks, artes visuais e materiais gráficos;
• Midiática.Mente - Desenvolve ações na área da comunicação, utilizando-se de diversas mídias como o audio-visual, impressos, rádio e internet;
• Sonora.Mente, Plástica.Mente, Literária.Mente e Corporea.Mente - São frentes da área artística e desenvolvem ações no campo da música, artes plásticas, literatura e expressão corporal respectivamente.

E enquanto cada frente pensa, discute e coloca em prática projetos de segmentos específicos, a FAIAH labora de forma macro, à potencializar e vascularizar essas ações. Tendo por finalidade, a transformação social e a sustentabilidade de forma harmônica e interdependente entre os próprios sujeitos e o meio.

sábado, 5 de abril de 2008

1° Sound system na pista em Mauá

Neste próximo domingo acontecerá o 1° Sound system na pista em Mauá. O evento terá início por volta das 12h e se estenderá até umas 21h. Em sua programação consta muito Dub, dancehall, ragga, graffiti, skate, orientação ambiental, produtos artesanais à venda e a comunhão entre todos irmãos. Na faixa. Só chegar!!!
Produção: AMASKT / Co-produção: FAIAH