domingo, 11 de maio de 2008

Faiah presente na Natural Tech divide stand com a OCA*SVB e firma diversas parcerias

Por Mauricio Hermann

Sustentabilidade do planeta é responsabilidade social
Uma feira para quem busca vida saudável e não agredir o ecossistema


O Pavilhão da Bienal do Ibirapuera recebeu entre os dias um e quatro de Maio a 4º Edição da BIO BRAZIL FAIR / NATURAL TECH, feira de produtos ligados à Agricultura Orgânica, Agroecologia, Produtos e Saúde Natural.
Aproximadamente, 200 expositores disponibilizaram para consumidores finais e lojistas uma vasta variação de artigos orgânicos e naturais existentes e lançamentos a ingressar nesse mercado que amiúde emerge financeiramente e proporciona uma vida mais saudável para as pessoas.
O mercado interno para tais produtos, antes da regulamentação da Lei nº 10.831 em dezembro pelo Governo Federal, apresentava um crescimento médio de 30 a 35% ao ano. Hoje com ela sancionada, os empresários e agricultores do setor fazem uma prospecção de quase 100% em relação aos anos anteriores a nível nacional.
Com 90 milhões de hectares para plantação de alimentos orgânicos, o Brasil, torna-se alvo de investidores externos e produtores nacionais que acreditam no desenvolvimento desse mercado que se encontra em plena expansão comercial; não só a nível nacional, mas a conquistar à esfera de exportação onde o país tem plena possibilidade de liderar esse setor econômico.

Natural Tech / BIO BRAZIL FAIR

A feira com uma pluralidade de produtos agroindustriais apresentou atraentes alternativas de sustentabilidade econômica, ecológica, medicinal, alimentícia e cosmética.
Roupas feitas através da reutilização de garrafas pet, por exemplo, mostrava que o plástico; material poluente que pode durar mais ou menos 500 anos para ser decomposto na natureza, deve ser reaproveitado.
A medicina natural alimentar estava à amostra como alternativa para cura de doenças. Cosmo F. Pacetta explicou os benefícios do extrato da folha de oliveira diante as doenças provenientes de vírus, bactérias, vermes, fungos e outros parasitas, apontou seus efeitos antibióticos e sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico do organismo.
Em outros stands travesseiros aromatizados a partir de ervas medicinais como: alfazema, macela, rosa branca, camomila entre outros; auxilia o usuário contra renite, sinusite, dores de cabeças, enxaqueca e stress.
Vida equilibrada integrando o ser humano em sua natureza, através da Medicina Ayurveda e Yoga teve, destaque no evento. A busca por uma melhor qualidade de vida seja ela de forma preventiva, curativa e/ou espiritual foi difundida por especialistas presentes no local.
A cultura de produtos regionais brasileiros produzidos a partir do uso sustentável da biodiversidade local estava representada por diferentes núcleos e produtores comunitários. A Central do Cerrado – iniciativa sem fins lucrativos - por exemplo, expôs desde artesanatos criados com Capim-Dourado a Doces - de-Buriti e Sabonetes de Babaçu.


*por Guia Vegano

O vegetarianismo

Diante as inúmeras atrações da feira, o vegetarianismo ganhou notável destaque. Além de apresentações diárias com receitas de sua culinária, o evento contou com o 1° Salão Vegetariano, que dispôs de seminários para conscientização da população sobre o consumo de carne e seus malefícios.
A palestrante Marly Winckler da SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira – explicou o que é ser vegetariano. “É o regime alimentar que exclui todo alimento que implique no sacrifício de um animal”. E enfatizou “nenhum tipo de animal”, pois se lembra que muitas pessoas ao dizer seguir a filosofia, se contradizem, pois consomem peixe.
A socióloga também disseminou a diferença entre os não consumidores de carne e os veganos. “Ser vegan é mais que ser um vegetariano, é um estilo de vida. Esses excluem, além da carne em sua alimentação, o uso de qualquer derivado de origem animal. Não se emprega couro, lã, óleos e secreção presentes em sabonetes, xampus, cosméticos, perfume, filmes entre outros. Hoje em dia é praticamente impossível ser totalmente vegano!”.
Ela também explanou que ser vegetariano, costuma ser mais saudável para saúde humana. “Nossa dieta previne doenças vasculares e degenerativas, diminui 50% o risco de diabete, nos homens 54% do câncer da próstata e 88% de nós quase não desenvolve o câncer no intestino grosso. São quase 100%!”, comemora ao citar esse último dado.
Sem contar o impacto ambiental que a criação de gado de corte causa negativamente no ecossistema, Marly expôs aos palestrados os problemas acarretados pela quantia de grãos plantados destinados a nutrir aves, porcos e bois. “Metade da colheita mundial de grãos é destinadas aos animais. Hoje existe alimentação para todos, o que não está certo é a distribuição”.
Além de todas as atrações acima, a feira apresentou o IV Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica e Sustentável. Temas como: A responsabilidade dos produtores, distribuidores, comerciantes e entidades certificadoras quanto à qualidade do produto orgânico frente ao consumidor e Desenvolvimento orgânico é a opção sustentável para o futuro do Brasil, foi ponto de encontro para distintos profissionais e interessados no ramo.

Nenhum comentário: