terça-feira, 13 de maio de 2008

Faiah co-labora na 8ª Feira de Economia Solidária do Anhangabaú com o Ponto de Distribuição e no GT de Cultura

De 7 à 10 de Maio, o Instituto Cultural Faiah esteve presente na 8ª Feira de Economia Solidária do Anhangabaú, centro de São Paulo, com o Ponto de Distribuição Itinerante. A Feira é realizada pela ITCP-FGV, Movimento População de Rua e Agentes da Cidadania, com apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
O Ponto de Distribuição, um dos projetos da Faiah, é uma espécie de loja com carater itinerante, que labora na busca de uma econômia mais solidária, entende o dinheiro como meio e não como finalidade. É um espaço destinado a vascularizar as produções da Cooperada.Mente, assim como de outras frentes e parceiros.

Diferentemente de nossa primeira participação nesta feira, quando dividimos a barraca com outro expositor, dessa vez nos disponibilizaram uma barraca inteira, que nos permitiu levar uma gama maior de produtos para o evento: copos, colheres, incensários, sinos dos ventos e diversos outros itens em Bambu, produzidos pela Cooperada.Mente, mandalas tridimimensionais, do grupo Mandala Psico Crew, e mandalas pintadas digitalmente por Vitor Farah do Comunidade Semente una, como também camisetas de conscientização animal e planetária, confeccionadas pela OCA/SVB, brinquedos de material reciclado, da Volcano, além de outros ítens de vestuário produzidos com algodão cru, vindos diretamente de artesãs do Ceará (sendo estas roupas e os brinquedos, novas parcerias da Faiah). Não esquecendo das sacolas ecológicas da Faiah e da OCA, também em algodão cru e lançadas neste evento, tendo grande aceitação do público transeunte.

Estiveram presentes na barraca os membros da Cooperada, Yuri e Ricardo e nossa parceira Márcia Luz da OCA/SVB. Contamos, com a colaboração do Gabriel da Volcano na produção da Cooperada e também a presença dos índios tupi-guaranis que exporam ao nosso lado, sendo nossa companhia durante esses dias.

A Faiah além de estar presente com o Ponto de Distribuição, também colaborou no Grupo de Trabalho Cultural da Feira, na articulação com as bandas, na estrutura de som, translado e outras necessidades deste segmento. A Feira transcorreu suavemente, num clima ameno e sem nenhuma confusão, buscando expandir o espírito da Economia Solidária. Produzir com Amor e cooperar ao invés de competir. Sendo a venda uma das etapas de toda a cadeia e um “meio” de manter as atividades buscando a consolidação dos empreendimentos e movimentos.

Já no final da feira visitamos várias barracas fomentando a prática de troca. Trocando nosso artigos em bambu por outros ítens artesanais, no intuito de aumentar e diversificar ainda mais a variedade de produtos em nosso Ponto.

Para visualizar outras fotos clique Aqui!

Nenhum comentário: