“É chegada à hora de tirar nossa nação das trevas da injustiça racial.” (Zumbi dos Palmares).
O Grêmio  Comunitário e Carnavalesco a Mulherada inaugurou dia 30 de maio,  às 10h, na Praça da Sé, em Salvador, uma estátua em homenagem a Zumbi dos  Palmares,  um dos maiores símbolos da resistência de lutas contra o escravismo no  Brasil. Na ocasião  estiveram presentes autoridades municipais, governamentais, além de representantes  do Movimento Negro da Bahia e entidades religiosas de matrizes afro,grupos afros  e afoxés.
 
O Grêmio  Comunitário e Carnavalesco a Mulherada inaugurou dia 30 de maio,  às 10h, na Praça da Sé, em Salvador, uma estátua em homenagem a Zumbi dos  Palmares,  um dos maiores símbolos da resistência de lutas contra o escravismo no  Brasil. Na ocasião  estiveram presentes autoridades municipais, governamentais, além de representantes  do Movimento Negro da Bahia e entidades religiosas de matrizes afro,grupos afros  e afoxés.De acordo com Mônica Kalile, do Grupo A Mulherada, todo o evento foi registrado para a produção de um DVD educativo que será distribuído  gratuitamente nas escolas, organizações sociais e bibliotecas do  Brasil.
 O projeto de composição da estátua, de autoria do grupo A  Mulherada, já existia há três anos, e só agora foi realizado. A peça de  bronze possui 2,20 metros de altura, onde o personagem segura uma lança em uma  das mãos e na outra segura uma adaga de 60 cm, que representa o poder de grandes  líderes africanos, demonstra ainda austeridade, vigilância, sagacidade, um  verdadeiro guardião do Povo Negro Brasileiro.
 LÍDER NEGRO
Em novembro de 2008, comemora-se 313 anos da morte de Zumbi dos  Palmares. Tendo nascido em Palmares, em 1655 e sendo neto da princesa Aqualtune,  filho de um importante rei do Congo. Até hoje é considerado o líder mais famoso  da confederação de quilombos dos Palmares, que se estendia entre os territórios  atuais de Alagoas e Pernambuco, tendo sido ainda o maior líder negro da América  Latina.
 












Um comentário:
Mt bomm.
Viva Zumbi
VIVA RESISTÊNCIA
Postar um comentário