sábado, 7 de junho de 2008

Estatua de Zumbi dos Palmares foi inaugurada em Salvador


“É chegada à hora de tirar nossa nação das trevas da injustiça racial.” (Zumbi dos Palmares).

O Grêmio Comunitário e Carnavalesco a Mulherada inaugurou dia 30 de maio, às 10h, na Praça da Sé, em Salvador, uma estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos da resistência de lutas contra o escravismo no Brasil. Na ocasião estiveram presentes autoridades municipais, governamentais, além de representantes do Movimento Negro da Bahia e entidades religiosas de matrizes afro,grupos afros e afoxés.
De acordo com Mônica Kalile, do Grupo A Mulherada, todo o evento foi registrado para a produção de um DVD educativo que será distribuído gratuitamente nas escolas, organizações sociais e bibliotecas do Brasil.

O projeto de composição da estátua, de autoria do grupo A Mulherada, já existia há três anos, e só agora foi realizado. A peça de bronze possui 2,20 metros de altura, onde o personagem segura uma lança em uma das mãos e na outra segura uma adaga de 60 cm, que representa o poder de grandes líderes africanos, demonstra ainda austeridade, vigilância, sagacidade, um verdadeiro guardião do Povo Negro Brasileiro.

LÍDER NEGRO
Em novembro de 2008, comemora-se 313 anos da morte de Zumbi dos Palmares. Tendo nascido em Palmares, em 1655 e sendo neto da princesa Aqualtune, filho de um importante rei do Congo. Até hoje é considerado o líder mais famoso da confederação de quilombos dos Palmares, que se estendia entre os territórios atuais de Alagoas e Pernambuco, tendo sido ainda o maior líder negro da América Latina.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mt bomm.
Viva Zumbi
VIVA RESISTÊNCIA