quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Especial de natal na Natbhang

Neste último domingo, dia 23 de dezembro, aconteceu o Especial de Natal no Espaço Cultural Natbhang. Evento idealizado com o intuito de fomentar o espírito de amor e união baseados no real motivo de comemoração dessa data: o nascimento de Jesus. Assim como, mostrar que é possivel presentear ao próximo, sem entrar na onda do consumismo.
Nessa perspectiva, destacamos a simbologia do natal e suas origens. Assistimos um filme infantil, montamos uma àrvore de natal e a enfeitamos com mandalas, feitas por nós mesmos durante o dia. Também fizemos brinquedos como o barangandão e o currupiu, que alegrou a todos que brincavam como e com as crianças. Foi servido uma alimentação vegetariana como ceia, também pra mostrar que é possivel uma mesa sem carne e sem gula. Ao final, trocamos presentes (mandalas e incensos) com algo ainda maior que a simbologia que estes já traziam, a gratidão. E Terminamos a atividade cantando hinos de natal, saudando a universalidade.



Algumas horas do dia em comunhão com os irmãos e a força maior, que nos alimenta e faz refletir para encontrar o verdadeiro sentido da vida.

para ver todas as fotos Clique aqui!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Um dia de encontros para 2008

Nesta última segunda-feira, 17/12, acontecerem 3 reuniões importantes no espaço cultural Natbhang. A primeira referente à identidade visual da Faiah, que ficará por conta da EPONTO, a segunda sobre o seu registro legal e a terceira, maior de todas, um encontro de agentes representando suas respectivas organinações/movimentos para o planejamento em rede de 2008. E para finalizar, ou melhor, completar esta seqüência de encontros que marca apenas o início de muitas coisas, na terça de manhã, recebemos a presença de Moura, que não pode estar na reunião do dia anterior.

Abordaremos a seguir, um pouquinho de como foram as duas ultimas reuniões.

“A gente começou se apresentando brevemente (pessoas), na seqüência cada movimento/coletivo se apresentou com um pouco mais de profundidade. Depois (e durante, na verdade) ficamos conversando/articulando várias coisas como redes de produção e consumo, articulação para descolar espaços, feiras de trocas, seminários entre movimentos/coletivos, ajudas mútuas entre os movimentos/coletivos, o que cada um pode oferecer e o que cada um precisa, participação nas atividades uns dos outros, outros movimentos/coletivos pra convidarmos a integrar essas atividades (Meta-Reciclagem, CMI, EPARREH, Coletivo Dolores, ARCA e NCA entre outros), a reunião durou umas três horas e meia, mas logo eram 10h da noite e a galera tinha que ir embora, todos então concordamos que esse foi só o esquenta!!!” (por Ana Terra)


Estiveram presentes na noite de 2ª (17.12.2007) as seguintes pessoas:

-Lokesh (Direito UNESP Franca / Prout / Incubadora da UNESP-Franca)
-Bannitz (Incubadora da GV)
-Bianca (Direito UNESP Franca / Rede Pupular de Estudantes de Direito / Incubadora da UNESP-Franca / EIV-MST)
-Kleber (FACA / rede-embrionária-metropolitana-de-permacultura)
-Fê (Incubadora da USP / rede-embrionária-metropolitana-de-permacultura)
-Cesinha (Incubadora da GV)
-Ana Terra (MH / Incubadora da USP / rede-embrionária-metropolitana-de-permacultura)
-Isabele (Incubadora da GV)
-Heitor (FAIAH / Prout)
-Pack (FAIAH / CCJ / Upcrew)

...com participação especial da Sabrina (Filha do Kleber) e do Caetano (Filho da Fê).

E na manhã de terça (18.12.2007) as seguintes pessoas:

-Moura (NEPA)
-Heitor (FAIAH/Prout)
-Pack (FAIAH / CCJ / Upcrew)
-Ana Terra (MH/Incubadora da USP/rede-embrionária-metropolitana-de-permacultura)
-Kleber (FACA/rede-embrionária-metropolitana-de-permacultura)
-Fê (Incubadora da USP/rede-embrionária-metropolitana-de-permacultura)

Na reunião com o Moura do Nepa, apresentamos o icFaiah, onde moura já começou a riscar o que falávamos criando um desenho no campo mental, conforme sua explicação e questionamento, perguntando o porquê das coisas. Já fez uma elucidação na seqüência, utilizando do João-de-barro como referencia. Citou de estruturas rígidas e flexíveis, potencialidade, estratégia e captação de recursos. Ana Terra explicou uma das formas que o MH usa pra captação, que é a campanha de coleta. Vendo que o tempo já estava curto, partimos pra apresentação do FACA e do Nepa, que apresentou seu método de trabalho, o projeto Arte de viver, a Aliança Social e ainda falou um pouquinho sobre o geração muda mundo, além de exibir um filme, e comentar, sobre o Banco Palmas.
Outra reunião, que terminou com a vontade de continuar, e abriu um leque de possibilidades.

>Confira todas as fotos clicando AQUI!!!

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Livroamente estréia na programação da Natbhang

Nesta última sexta, 14/12, demos início ao livroamente, ação que ocorrerá todo mês no espaço cultural Natbhang.

"Livroamente: Expansão Mental
Esta ação tem como foco discutir temas baseados em obras literárias, assim como, seu caráter histórico e artístico, fomentando a importância de uma boa leitura como base para a expansão mental."


A Atividade, ministrada por Anderson Endelécio, rolou como uma espécie de expo-apresentação das grandes obras literárias Antigas do Oriente , com enfoque na história da literatura, apresentadas e comentadas de maneira superficial porém clara obras como Os vedas (índia), AL Corão (Islã), Tao te king (china), Avesta (Pérsia), Torá (Hebreus) e diversas outras obras fundamentais na literatura oriental antiga que norteia até hoje milhões de pessoas em todo mundo, deixamos claro a importância que estas obras tem para o mundo ocidental no campo da literatura e de escritores como Dostoievisky, Victor hugo e James joyce.
Compunha a exposição gravuras raras da década de 40 sobre a civilização Mongól ilustrando a semelhança que os mesmos tinham com os hindús e pequenas estatuetas contemporâneas de Sidarta, Shiva e Krishna fazendo assim um espaço lúdico transportando os participantes para o cenário das respectivas épocas. Foram apresentados livros raros como OS SUFIS e a VIDA KRISHNA e a exposição das idéias fluiu com uma didática experimental fugindo dos métodos educacionais institucionais (professor/aluno), (caderno/lousa).
___________

Para saber a programação completa do espaço cultural Natbhang clique aqui!

sábado, 15 de dezembro de 2007

5 zonas realiza mais um painél, agora em Itaquera.


Unindo suas forças com moradores, comerciantes, amigos e etc, o 5 Zonas está realizando mais uma produção, dessa vez o foco é o bairro XV de Novembro em Itaquera, Zona Leste de São Paulo.

Com o início da atividade ainda em Novembro (mês de aniversário do bairro), a confecção desse grande mural será concluída no dia 22/12.

A todos que quiserem prestigiar/conhecer o 5 Zonas/pegar contato e etc, pode comparecer nesse mural que fica na Rua Damásio Pinto, 1809 - Itaquera, nos dias 18 e 22/12 das 10:00hs às 17:00hs

Equipe 5 Zonas: Credo, Eve14, Hope, Sow e Tota
Para maiores informações acessem http://neograffiti.org.br/blog/

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Preservação ambiental no dia-a-dia e na geração de energia

Conheça a nova Usina Solar, um projeto gigante, que gera tanto eletricidade quanto resultados positivos para o meio ambiente, inaugurado no sul da Espanha: a primeira usina do mundo movida inteiramente pela energia do Sol. E saiba como você pode, no dia-a-dia, economizar energia e preservar o planeta.
_______________________





No meio do terreno árido da região, a usina se destaca pela magnitude e imponência. Do chão brotam os raios que convergem no topo da torre de 160 metros, mais alta que um prédio de 50 andares. É radiação solar em estado puro, concentrada em um único ponto. Calor natural que aquece a água que corre para dentro da torre até virar vapor a 400ºC, para mover as turbinas que produzem energia elétrica sem poluir o meio ambiente.

Novecentos espelhos gigantes se movem lentamente como girassóis. Nem dá para perceber a mudança de posição, mas eles estão sempre alinhados com o Sol para refletir o máximo de luz, direto para a torre de captação. É a maior usina solar com produção de energia em escala comercial do mundo. Daqui sai eletricidade para abastecer 180 mil casas, uma cidade do tamanho de Sevilha, que fica a 30km.

A construção ocupa uma área do tamanho de 60 campos de futebol. E custou o equivalente a meio bilhão de reais. Cada centavo saiu da iniciativa privada, um consórcio de empresas espanholas que planeja recuperar o investimento em apenas dois anos.

"Trocamos o gás, o carvão e o petróleo pelo Sol, que brilha 240 dias por ano na região sul da Espanha. E é de graça", diz o engenheiro responsável pela produção de energia.

A segunda usina, ainda maior, já está em construção. Outras sete completarão o projeto da plataforma solar de Sevilha até 2014. O plano é fornecer eletricidade para todo o sul da Espanha. E o melhor de tudo: evitar que sejam despejadas 600 mil toneladas de dióxido de carbono por ano na atmosfera.

"É um tecnologia que pode servir a sociedade, em qualquer parte do planeta", diz o engenheiro. "Inclusive no nordeste do Brasil, onde o que não falta é Sol". Trata-se da fonte de energia mais antiga do mundo, mas ainda considerada por muita gente um negócio do futuro. Não na Espanha, onde já é, claramente, um sucesso. ( Globo Online)

--
"Se a galáxia é energia pura em suas multidimensões e o equilibrio atômico a grande verdade da vida, então que eu possa me sentir plenamente como uma partícula desta boa energia transformadora do meio. Viva a energia transformadora! Viva a boa energia, a energia do bem!"


fonte:
Instituto iBiosfera - Conservação & Desenvolvimento Sustentável
www.ibiosfera.org.br
www.spaces.msn.com/ibiosfera
__________________________________________

Confira a seguir DICAS PRÁTICAS PARA VOCÊ ECONOMIZAR ENERGIA E PROTEGER O PLANETA

1. TAMPE SUAS PANELAS ENQUANTO COZINHA. Parece óbvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.

2. USE UMA GARRAFA TÉRMICA COM ÁGUA GELADA. Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros . Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo d'água.

3. APRENDA A COZINHAR EM PANELA DE PRESSÃO. Acredite... dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc... Muito mais rápido e economizando 70% de gás.

4. COZINHE COM FOGO MÍNIMO. Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.

5. ANTES DE COZINHAR, RETIRE DA GELADEIRA TODOS OS INGREDIENTES DE UMA SÓ VEZ. Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc...

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Agenda desta semana

Esta semana teremos eventos bem importantes, e gostariamos que todos interessasdos participem. Segue abaixo a agenda desta semana, que tem como atividades, estudo de prout com o Dada Jinananda da Ananda Marga, a pré-conferência temática de juventude e cultura no CCJ e o Sarau da Luz no instituto Merkaba.
Para ver a agenda do mês clique aqui e para ver a programação completa do espaço cultural Natbhang clique aqui.
___________________________________

Estudo de Prout especial - com a presença do Dada Jinananda


dia 13, quinta a partir das 19h

Espaço cultural Natbhang

para maiores informações clique aqui!

___________________________________

Pré-Conferência temática de Juventude e Cultura


Dia 14/12, das 14h às 20h no Centro Cultural da Juventude
Av.Deputado Emílio Carlos, 3.641 (ao lado do terminal Cachoeirinha)Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo - SP

Para participar basta enviar a ficha de inscrição preenchida para o email: ccjredessociais@prefeitura.sp.gov.br

Para ter acesso a ficha de incrição clique aqui

para maiores informes clique aqui

___________________________________
Sarau da Luz

dia 16, domingo, das 17h às 21h

instituto merkaba - av. pompéia, 984

para maiores informações clique aqui!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Clube de compras ínicia suas atividades

Chegaram ontem, 05/12, as primeiras cestas do Clube de compras com alimentos orgânicos direto dos pequenos produtores.

“Os alimentos não são mercadorias. São alimentos!”
(João Pedro Stédile)


Laborando em prol de possibilitar opções de uma alimentação mais saudável, de fortalecer uma economia mais solidária e os pequenos produtores ao invés das grandes indústrias capitalistas, a monocultura e o latifúndio, a Faiah, através do ponto de distribuição NatBhang, lançou o projeto Clube de compras.


O clube de compras deu início às suas atividades ontem, 05/12, recebendo as primeiras cestas com alimentos orgânicos, em parceria com o MICC (Movimento de Integração Campo – Cidade) que distribui alimentos orgânicos à baixo custo, verduras e legumes, vindos diretamente dos pequenos produtores orgânicos de Ibiúna e agricultores assentados, evitando assim a especulação alimentar e a ação dos atravessadores. Além da preocupação com a ecologia, a educação ambiental e nutricional, e a luta organizada a favor da Reforma Agrária.

As cestas são entregues a cada 15 dias às quartas-feiras no período da manhã. Estas são compostas em média por 8 produtos, às vezes 7 ou 9, que variam de acordo com a época, pois nem todos dão o ano todo. Os interessados devem solicitar com antecedência o pedido através do telefone ou do e-mail da Natbhang (tel: (011) 34677086 /e-mail: natbhang@yahoo.com.br) e retirar a cesta no local.


*Em breve também estará disponível as cestas de produtos integrais com 27 ítens.




"Que seu alimento seja seu remédio,que seu remédio seja seu alimento" (Hipócrates)



___________________________________



MICC



“Somos um grupo de pessoas que busca a conscientização e a união de forças pela valorização da terra e de quem nela trabalha.O que nos une é a interdepêndencia entre a zona rural e a zona urbana: as pessoas da cidade precisam dos produtos agrícolas para manterem seu abastecimento e os agricultores conseguem seu sustento com a venda do que produzem

Para evitar a especulação alimentar e ação dos atravessadores, recebemos verduras e legumes mais saudáveis com preços menores, direto dos produtores e vendemos às comunidades. Assim, o MICC contribui para que os pequenos agricultores não vendam suas propriedades.No mundo globalizado o que vale é a mercadoria, o lucro, o transgênico e a monocultura latifundiária que favorece as empresas de química ou inseticidas.Nós do MICC defendemos que todos tenham acesso a uma vida com mais saúde, sempre respeitando à natureza.”