quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
Especial de natal na Natbhang
Nessa perspectiva, destacamos a simbologia do natal e suas origens. Assistimos um filme infantil, montamos uma àrvore de natal e a enfeitamos com mandalas, feitas por nós mesmos durante o dia. Também fizemos brinquedos como o barangandão e o currupiu, que alegrou a todos que brincavam como e com as crianças. Foi servido uma alimentação vegetariana como ceia, também pra mostrar que é possivel uma mesa sem carne e sem gula. Ao final, trocamos presentes (mandalas e incensos) com algo ainda maior que a simbologia que estes já traziam, a gratidão. E Terminamos a atividade cantando hinos de natal, saudando a universalidade.
Algumas horas do dia em comunhão com os irmãos e a força maior, que nos alimenta e faz refletir para encontrar o verdadeiro sentido da vida.
para ver todas as fotos Clique aqui!
quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Um dia de encontros para 2008
Abordaremos a seguir, um pouquinho de como foram as duas ultimas reuniões.
“A gente começou se apresentando brevemente (pessoas), na seqüência cada movimento/coletivo se apresentou com um pouco mais de profundidade. Depois (e durante, na verdade) ficamos conversando/articulando várias coisas como redes de produção e consumo, articulação para descolar espaços, feiras de trocas, seminários entre movimentos/coletivos, ajudas mútuas entre os movimentos/coletivos, o que cada um pode oferecer e o que cada um precisa, participação nas atividades uns dos outros, outros movimentos/coletivos pra convidarmos a integrar essas atividades (Meta-Reciclagem, CMI, EPARREH, Coletivo Dolores, ARCA e NCA entre outros), a reunião durou umas três horas e meia, mas logo eram 10h da noite e a galera tinha que ir embora, todos então concordamos que esse foi só o esquenta!!!” (por Ana Terra)
-Lokesh (Direito UNESP Franca / Prout / Incubadora da UNESP-Franca)
-Bannitz (Incubadora da GV)
-Bianca (Direito UNESP Franca / Rede Pupular de Estudantes de Direito / Incubadora da UNESP-Franca / EIV-MST)
-Kleber (FACA / rede-embrionária-metropolitana-de-permacultura)
-Fê (Incubadora da USP / rede-embrionária-metropolitana-de-permacultura)
-Cesinha (Incubadora da GV)
-Ana Terra (MH / Incubadora da USP / rede-embrionária-metropolitana-de-permacultura)
-Isabele (Incubadora da GV)
-Heitor (FAIAH / Prout)
-Pack (FAIAH / CCJ / Upcrew)
...com participação especial da Sabrina (Filha do Kleber) e do Caetano (Filho da Fê).
E na manhã de terça (18.12.2007) as seguintes pessoas:
-Heitor (FAIAH/Prout)
-Pack (FAIAH / CCJ / Upcrew)
-Ana Terra (MH/Incubadora da USP/rede-embrionária-metropolitana-de-permacultura)
-Kleber (FACA/rede-embrionária-metropolitana-de-permacultura)
-Fê (Incubadora da USP/rede-embrionária-metropolitana-de-permacultura)
Na reunião com o Moura do Nepa, apresentamos o icFaiah, onde moura já começou a riscar o que falávamos criando um desenho no campo mental, conforme sua explicação e questionamento, perguntando o porquê das coisas. Já fez uma elucidação na seqüência, utilizando do João-de-barro como referencia. Citou de estruturas rígidas e flexíveis, potencialidade, estratégia e captação de recursos. Ana Terra explicou uma das formas que o MH usa pra captação, que é a campanha de coleta. Vendo que o tempo já estava curto, partimos pra apresentação do FACA e do Nepa, que apresentou seu método de trabalho, o projeto Arte de viver, a Aliança Social e ainda falou um pouquinho sobre o geração muda mundo, além de exibir um filme, e comentar, sobre o Banco Palmas.
Outra reunião, que terminou com a vontade de continuar, e abriu um leque de possibilidades.
>Confira todas as fotos clicando AQUI!!!
terça-feira, 18 de dezembro de 2007
Livroamente estréia na programação da Natbhang
"Livroamente: Expansão Mental
Esta ação tem como foco discutir temas baseados em obras literárias, assim como, seu caráter histórico e artístico, fomentando a importância de uma boa leitura como base para a expansão mental."
A Atividade, ministrada por Anderson Endelécio, rolou como uma espécie de expo-apresentação das grandes obras literárias Antigas do Oriente , com enfoque na história da literatura, apresentadas e comentadas de maneira superficial porém clara obras como Os vedas (índia), AL Corão (Islã), Tao te king (china), Avesta (Pérsia), Torá (Hebreus) e diversas outras obras fundamentais na literatura oriental antiga que norteia até hoje milhões de pessoas em todo mundo, deixamos claro a importância que estas obras tem para o mundo ocidental no campo da literatura e de escritores como Dostoievisky, Victor hugo e James joyce.
Compunha a exposição gravuras raras da década de 40 sobre a civilização Mongól ilustrando a semelhança que os mesmos tinham com os hindús e pequenas estatuetas contemporâneas de Sidarta, Shiva e Krishna fazendo assim um espaço lúdico transportando os participantes para o cenário das respectivas épocas. Foram apresentados livros raros como OS SUFIS e a VIDA KRISHNA e a exposição das idéias fluiu com uma didática experimental fugindo dos métodos educacionais institucionais (professor/aluno), (caderno/lousa).
___________
Para saber a programação completa do espaço cultural Natbhang clique aqui!
sábado, 15 de dezembro de 2007
5 zonas realiza mais um painél, agora em Itaquera.
Com o início da atividade ainda em Novembro (mês de aniversário do bairro), a confecção desse grande mural será concluída no dia 22/12.
A todos que quiserem prestigiar/conhecer o 5 Zonas/pegar contato e etc, pode comparecer nesse mural que fica na Rua Damásio Pinto, 1809 - Itaquera, nos dias 18 e 22/12 das 10:00hs às 17:00hs
Equipe 5 Zonas: Credo, Eve14, Hope, Sow e Tota
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
Preservação ambiental no dia-a-dia e na geração de energia
_______________________
No meio do terreno árido da região, a usina se destaca pela magnitude e imponência. Do chão brotam os raios que convergem no topo da torre de 160 metros, mais alta que um prédio de 50 andares. É radiação solar em estado puro, concentrada em um único ponto. Calor natural que aquece a água que corre para dentro da torre até virar vapor a 400ºC, para mover as turbinas que produzem energia elétrica sem poluir o meio ambiente.
Novecentos espelhos gigantes se movem lentamente como girassóis. Nem dá para perceber a mudança de posição, mas eles estão sempre alinhados com o Sol para refletir o máximo de luz, direto para a torre de captação. É a maior usina solar com produção de energia em escala comercial do mundo. Daqui sai eletricidade para abastecer 180 mil casas, uma cidade do tamanho de Sevilha, que fica a 30km.
A construção ocupa uma área do tamanho de 60 campos de futebol. E custou o equivalente a meio bilhão de reais. Cada centavo saiu da iniciativa privada, um consórcio de empresas espanholas que planeja recuperar o investimento em apenas dois anos.
"Trocamos o gás, o carvão e o petróleo pelo Sol, que brilha 240 dias por ano na região sul da Espanha. E é de graça", diz o engenheiro responsável pela produção de energia.
A segunda usina, ainda maior, já está em construção. Outras sete completarão o projeto da plataforma solar de Sevilha até 2014. O plano é fornecer eletricidade para todo o sul da Espanha. E o melhor de tudo: evitar que sejam despejadas 600 mil toneladas de dióxido de carbono por ano na atmosfera.
"É um tecnologia que pode servir a sociedade, em qualquer parte do planeta", diz o engenheiro. "Inclusive no nordeste do Brasil, onde o que não falta é Sol". Trata-se da fonte de energia mais antiga do mundo, mas ainda considerada por muita gente um negócio do futuro. Não na Espanha, onde já é, claramente, um sucesso. ( Globo Online)
--
"Se a galáxia é energia pura em suas multidimensões e o equilibrio atômico a grande verdade da vida, então que eu possa me sentir plenamente como uma partícula desta boa energia transformadora do meio. Viva a energia transformadora! Viva a boa energia, a energia do bem!"
fonte:
Instituto iBiosfera - Conservação & Desenvolvimento Sustentável
www.ibiosfera.org.br
www.spaces.msn.com/ibiosfera
__________________________________________
Confira a seguir DICAS PRÁTICAS PARA VOCÊ ECONOMIZAR ENERGIA E PROTEGER O PLANETA
1. TAMPE SUAS PANELAS ENQUANTO COZINHA. Parece óbvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.
2. USE UMA GARRAFA TÉRMICA COM ÁGUA GELADA. Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros . Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo d'água.
3. APRENDA A COZINHAR EM PANELA DE PRESSÃO. Acredite... dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc... Muito mais rápido e economizando 70% de gás.
4. COZINHE COM FOGO MÍNIMO. Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.
5. ANTES DE COZINHAR, RETIRE DA GELADEIRA TODOS OS INGREDIENTES DE UMA SÓ VEZ. Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc...
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
Agenda desta semana
Para ver a agenda do mês clique aqui e para ver a programação completa do espaço cultural Natbhang clique aqui.
___________________________________
dia 13, quinta a partir das 19h
Espaço cultural Natbhang
para maiores informações clique aqui!
___________________________________
Pré-Conferência temática de Juventude e Cultura
Dia 14/12, das 14h às 20h no Centro Cultural da Juventude
Av.Deputado Emílio Carlos, 3.641 (ao lado do terminal Cachoeirinha)Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo - SP
Para participar basta enviar a ficha de inscrição preenchida para o email: ccjredessociais@prefeitura.sp.gov.br
Para ter acesso a ficha de incrição clique aqui
para maiores informes clique aqui
___________________________________
Sarau da Luz
dia 16, domingo, das 17h às 21h
instituto merkaba - av. pompéia, 984
para maiores informações clique aqui!
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
Clube de compras ínicia suas atividades
(João Pedro Stédile)
Laborando em prol de possibilitar opções de uma alimentação mais saudável, de fortalecer uma economia mais solidária e os pequenos produtores ao invés das grandes indústrias capitalistas, a monocultura e o latifúndio, a Faiah, através do ponto de distribuição NatBhang, lançou o projeto Clube de compras.
O clube de compras deu início às suas atividades ontem, 05/12, recebendo as primeiras cestas com alimentos orgânicos, em parceria com o MICC (Movimento de Integração Campo – Cidade) que distribui alimentos orgânicos à baixo custo, verduras e legumes, vindos diretamente dos pequenos produtores orgânicos de Ibiúna e agricultores assentados, evitando assim a especulação alimentar e a ação dos atravessadores. Além da preocupação com a ecologia, a educação ambiental e nutricional, e a luta organizada a favor da Reforma Agrária.
As cestas são entregues a cada 15 dias às quartas-feiras no período da manhã. Estas são compostas em média por 8 produtos, às vezes 7 ou 9, que variam de acordo com a época, pois nem todos dão o ano todo. Os interessados devem solicitar com antecedência o pedido através do telefone ou do e-mail da Natbhang (tel: (011) 34677086 /e-mail: natbhang@yahoo.com.br) e retirar a cesta no local.
*Em breve também estará disponível as cestas de produtos integrais com 27 ítens.
"Que seu alimento seja seu remédio,que seu remédio seja seu alimento" (Hipócrates)
___________________________________
MICC
“Somos um grupo de pessoas que busca a conscientização e a união de forças pela valorização da terra e de quem nela trabalha.O que nos une é a interdepêndencia entre a zona rural e a zona urbana: as pessoas da cidade precisam dos produtos agrícolas para manterem seu abastecimento e os agricultores conseguem seu sustento com a venda do que produzem
Para evitar a especulação alimentar e ação dos atravessadores, recebemos verduras e legumes mais saudáveis com preços menores, direto dos produtores e vendemos às comunidades. Assim, o MICC contribui para que os pequenos agricultores não vendam suas propriedades.No mundo globalizado o que vale é a mercadoria, o lucro, o transgênico e a monocultura latifundiária que favorece as empresas de química ou inseticidas.Nós do MICC defendemos que todos tenham acesso a uma vida com mais saúde, sempre respeitando à natureza.”