Co-criador do conceito de Permacultura, o pesquisador australiano vem pelaprimeira vez ao Brasil para falar sobre o aquecimento global e as ameaças e oportunidades em um futuro de declínio da energia.
DAVID HOLMGREN, um dos mais importantes pensadores ambientais da atualidade,realiza no dia 15 de maio, das 19h30 às 21h30, na sede da UMAPAZ -Universidade Livre do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, a palestra "O pico do petróleo e os cenários para o aquecimento global: ameaças e oportunidadesem um futuro de declínio da energia".O evento, que é gratuito e aberto ao público, apresenta respostas inovadoraspara um mundo com menos energia disponível, vislumbrando oportunidades para que a sociedade, organizações e projetos sobrevivam e até prosperem usando os princípios de planejamento (design) da Permacultura para modelar novas estratégias para os próximos anos e décadas.
Ao lado de Bill Mollison, David Holmgren criou o conceito de Permacultura, e nos últimos 20 anos tem se dedicado à pesquisa de soluções ambientais emtodos os campos da atividade humana, com ênfase especial na questão daenergia nos sistemas naturais. A Permacultura é um sistema integrado e transdisciplinar de planejamento de assentamentos humanos sustentáveisaltamente produtivos e com impacto ambiental positivo.
Caixa de texto: David Holmgren é autor do livro "Permaculture One" (1978) e desenvolveu três propriedades que usam os princípios da Permaculturaensinando, pelo exemplo pessoal, que um estilo de vida sustentável é umaalternativa realista, atraente e poderosa ao consumismo dependente. David vive em "Melliodora", um dos mais relevantes sítios demonstrativos daPermacultura em Hepburn Springs, Central Victoria, Austrália. Além dapermanente prática da Permacultura, é reconhecido por seu trabalho desenvolvido sobre bases conceituais e filosóficas para a sustentabilidade,as quais são destacadas em seu último livro "Permaculture: Principles andPathways Beyond Sustainability" ("Permacultura: Princípios e Caminhos além da Sustentabilidade", edição brasileira em andamento).
ENTRADA GRATUITA - NÃO É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO PRÉVIA
O British Council, em parceria com a revista Época, está realizando um concurso de redação e foto que mostrem possíveis soluções para o aquecimento global. A idéia deve partir de casos reais tirados da vida diária de cada pessoa ou da cidade onde ela vive. O texto deve ter até 300 palavras, ser redigido em português e ser acompanhado de uma foto de 300dpi que ilustre a redação. O concurso é direcionado a jovens de 16 a 18 anos. O prêmio é uma viagem - incluindo passagem, hospedagem, alimentação e transporte - para Londres, para participar do Fórum Internacional Estudantil Greening Cities, de 10 a 12 de julho. A ficha de inscrição - que pode ser feita até 25 de maio -, os detalhes sobre o concurso e o regulamento podem ser encontrados no site da Época
Para saber mais sobre o aquecimento global:
Nenhum comentário:
Postar um comentário