terça-feira, 21 de outubro de 2008

Oficina de Canto terá inicio neste sábado dia 25/10

Oficina de Canto
sábados à partir de 25/10
das 15h às 16h30


A proposta dessa oficina é trabalhar o canto de uma maneira diferente, saindo do paradigma de domesticar a voz (paradigma mecanicista), para o de cantar conscientemente; utilizando a voz como instrumento de autoconhecimento, por meio de sua observação, da prática e do desenvolvimento orgânico, ou seja, desenvolvimento natural do cantar sem exigir malabarismos vocais.
Para uma abordagem orgânica e integral é importante considerar não só a dimensão musical (timbre, altura, ritmo, harmonia, dinâmica, etc), mas também o corpo (atividade cerebral, muscular e bioquímica), a afetividade (emocões que são evocadas, relação afetiva do repertório com o intérprete),, criatividade (expressividade), processo psicológico ( já que somos observadores e atores de nossas ações), e também a dimensão histórico-social (ou seja, quando cantamos algo, esse algo está/ esteve inserido em algum contexto histórico-social, como o entendemos?, e como então, nos apropriamos desse repertório e propomos algo novo que faça sentido para nós).
Sendo assim, a oficina terá 2 momentos um teórico e outro prático.
No teórico serão introduzidas diferentes formas de pensar a voz (diferentes técnicas e estéticas) e no prático se trabalharão essas técnicas, tendo em vista esse outro paradigma.
Sempre trabalharemos conjuntamente com o corpo através de exercícios de consciência corporal e bioenergética (que ajudam no desbloqueio energético da voz), de consciência vocal, de técnica e de repertório.
E caso alguém esteja pensando 'putz...mas eu não sei cantar', a resposta é 'isso não existe!!! Desencana, se você tem vontade, você pode e DEVE cantar!'
Serão cinco encontros que serão finalizados com um encontro extra (a ser combinado com o grupo), em que cada participante poderá, caso queira, gravar uma canção.

Paulo Barreto

É graduando do curso de música popular da Unicamp, estudou diferentes técnicas/estéticas vocais não só na faculdade mas principalmente durante o ano de 2007, quando morou na Argentina. Lá, aprendeu cantos harmônicos (técnica muito antiga, praticada por diversas culturas como a Tibetana, tupis guaranís, siberiana, da Mongólia, que está associada aos centros psicoenergéticos do corpo, os chakras), cantos con caja (canto ancestral de algumas regiões próxima a Cordilheira dos Andes) e algumas técnicas/estéticas do canto hindustani da India e da canção de outros países como África, Argentina e Bolívia. É formando do curso de biopsicologia da Ong Instituto Visão Futuro. Membro da Comunidade Semente Una. (www.sementeuna.com.br)

Serviço: Oficina de Canto
Quando: Aos sábados à partir de 25/10 das 15h as 16h30
Onde: Espaço Cultural Faiah. Rua do Oratório, 3085. Vila prudente / Mooca

Nenhum comentário: